Nossa História

Nossa História

A CREDICAF – Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda, foi fundada por um grupo de 25 (vinte e cinco) produtores rurais, que buscavam juntamente com a COOCAFÉ (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda - Cooperativa de Produção), alternativas para a solução de problemas enfrentados junto às instituições financeiras, em virtude dos grandes volumes financeiros movimentados com a comercialização do café, considerada o núcleo econômico da região. Assim sendo, em 09 de maio de 1988 foi fundada a CREDICAF, que teve início de funcionamento em 11 de outubro daquele mesmo ano.




Os 25 associados fundadores da CREDICAF eram oriundos da COOCAFÉ, sendo que a participação da cooperativa de produção na fundação da CREDICAF foi vital. Ter uma cooperativa de crédito foi uma idealização da COOCAFÉ que na época ofereceu todo apoio logístico, mobiliário e até mesmo de funcionários.

No campo das conquistas do nosso Sistema, a maior delas foi a criação do BANCOOB – Banco Cooperativo do Brasil, no ano de 1997. O BANCOOB nasceu da necessidade de as cooperativas de  crédito se livrarem das taxas extorsivas que os bancos comerciais cobravam pela prestação de serviços, sendo que esses custos, praticamente inviabilizavam a existência e o crescimento do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Com o BANCOOB, vieram também muitos produtos e serviços, facilitando ainda mais a vida dos associados e comunidade. 

A partir de 1998 iniciou-se o processo de expansão da cooperativa com abertura do primeiro Posto de Atendimento Cooperativo (PA) na cidade de Durandé, logo depois vieram os outros: Martins Soares, Mutum, Conceição de Ipanema, Ipanema, Pocrane, Chalé e Taparuba.

Com o intuito de estender os benefícios da Cooperativa de Crédito a outros segmentos além do rural, em 2005 a Cooperativa deixou de ser uma Cooperativa exclusivamente de Crédito Rural tornando-se uma Cooperativa de livre admissão de associados, outra grande conquista, pois, assim passou a atender a comunidade em geral. Naquele ano a razão social da cooperativa mudou para Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda.

Em 2012 o Sicoob Credicaf inaugurou sua sede própria na cidade de Lajinha, onde está instalada a agência sede e o Centro Administrativo (CAD). Naquele mesmo ano a razão social da cooperativa foi alterada mais uma vez para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Leste de Minas Ltda.

Ser uma instituição financeira cooperativa é um dos principais diferenciais do Sicoob Credicaf em relação ao mercado financeiro tradicional. Nosso desafio é continuar trabalhando para consolidar cada vez mais o sistema cooperativo, e trazer desenvolvimentos econômico e social  aos associados e a comunidade.